Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de março de 2010

TECNOLOGIAS QUE MAIS ASSUSTAM DO QUE ANIMAM

Fonte: www.folhauol.com.br
11/03/2010 - 08h57

Scanner facial vai identificar e dar dicas de produtos ao consumidor

da Folha Online
Uma espécie de scanner facial --no melhor estilo do sucesso hollywoodiano "Minority Report"-- que direciona as propagandas de acordo com características demográficas, está sendo desenvolvido por pesquisadores, segundo informa o diário inglês "The Daily Telegraph" na quarta-feira (10).
Engenheiros estão desenvolvendo um equipamento, similar ao usado por Tom Cruise no filme, que é construído com câmeras para identificar instantaneamente a idade, gênero e histórico do consumidor.
O sistema de reconhecimento facial, chamado de Next Generation Digital Signage Solution, oferece ao consumidor um produto de acordo com as características demográficas.

Especialistas dizem que a tecnologia, a ser desenvolvida pela empresa japonesa NEC, permitiria que anunciantes desenvolvessem campanhas mais precisas, que fossem adaptadas para os consumidores.
Mas críticos alertam que se trata de uma invasão de privacidade, uma acusação negada pela empresa.
Funcionários alegam que consumidores que apontem invasão de privacidade terão suas identificações imediatamente apagadas.
A tecnologia, atualmente testada nos principais centros comerciais em todo o Japão, é semelhante àquela apresentada no filme de Steven Spielberg.
Em uma cena do filme, o personagem de Cruise, John Anderton, caminha em um shopping futurista com pontos de biometria que, depois de reconhecê-lo, exibe publicidade pessoal.
A tecnologia vai ser testada nos EUA no final deste ano e, caso seja bem-sucedida, deve chegar a outros lugares do mundo.
--------------------------------------------------------------------------------------

Quem sabe, tecnologias como essas podem ser lá na frente, utilizadas de modo perigoso, como instrumentos de controle estatal ou mesmo global, ou ainda como meio de perseguição - embora alguns poderão dizer que ela será útil para questões de segurança?
Como está claro, não estou fazendo uma afirmação, mas sim demonstrando que existirá, com o lançamento de tecnologias assim, POTENCIALIDADE para usos perigosos.

Olhemos atentamente para a Figueira (Mt 24)!

Tiago Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário