Total de visualizações de página

domingo, 18 de abril de 2010

YOM HAATSMAÚT - ISRAEL 62 ANOS

Março e abril desse ano marcaram o período que naturalmente destaca e conecta a Páscoa, o Holocausto e o Renascimento de Israel. Logo após a Páscoa, durante a Contagem do Ômer (vide Lv 23:15-16), mais especificamente, no 12º dia da contagem, foi marcado o Yom HaShoá, o Dia de Recordação do Holocauto e do Levante do Gueto de Varsóvia. Hoje, 8 dias após, no pôr-do-sol de 18 de Abril, início de 5 de Iyyar de 5770, o 20º dia da Contagem do Ômer, celebramos a Independência do Estado do Estado de Israel.

Assim como a contagem do Ômer faz uma ponte entre o Êxodo e o Monte Sinai, onde os israelitas receberiam as instruções que lhes tornariam uma nação, este período marca a passagem da opressão nazista para o júbilo pelo renascimento da nação judaica.

Após o sofrimento da Páscoa, os israelitas receberam a Torá. Após a agruras nos campos de concentração nazistas, os judeus receberam de novo a sua terra.

O Senhor anunciou na Torá e nos profetas que o arrependimento faria o Seu povo Israel retornar do exílio. Leiamos Dt 30:1-5:

(DT 30:1) - E SERÁ que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus,
(DT 30:2) - E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
(DT 30:3) - Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.
(DT 30:4) - Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o SENHOR teu Deus, e te tomará dali;
(DT 30:5) - E o SENHOR teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.


Após lermos o verso 1, leiamos Dn 9:11:

(DN 9:11) - Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se para não obedecer à tua voz; por isso a maldição e o juramento, que estão escritos na lei de Moisés, servo de Deus, se derramaram sobre nós; porque pecamos contra ele.

A consciência do pecado e o arrependimento são fundamentais para o fim da Diáspora.

Atentemos novamente para os versos 3 a 5 de Dt 30:

(DT 30:3) - Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.
(DT 30:4) - Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o SENHOR teu Deus, e te tomará dali;
(DT 30:5) - E o SENHOR teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.

O profeta Ezequias também descreve o retorno à Terra de Israel (Ez 37:15-22):

(EZ 37:15) - E outra vez veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
(EZ 37:16) - Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros.
(EZ 37:17) - E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão.
(EZ 37:18) - E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?
(EZ 37:19) - Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.
(EZ 37:20) - E as varas, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.
(EZ 37:21) - Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.
(EZ 37:22) - E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.

Vide agora Dt 30:6:

"E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas."

Leiamos também Ez 37:22:

"E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. "

Antes, em Ez 36:24-27, o Profeta
Ezequias já havia anunciado essa profética purificação do coração israelita:

(EZ 36:24) - E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra.
(EZ 36:25) - Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
(EZ 36:26) - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
(EZ 36:27) - E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

O que Jesus disse sobre aqueles que cressem N'Ele?

(JO 7:37) - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
(JO 7:38) - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu interior.

A "água pura" com a qual Deus lavaria o coração de Israel, da qual o Profeta Ezequiel estava falando, era o NOVO NASCIMENTO EM JESUS, O MESSIAS.

As vitórias e o progresso material e espiritual de Israel também foram profetizados em Dt 30:7-10:

DT 30:7) - E o SENHOR teu Deus porá todas estas maldições sobre os teus inimigos, e sobre os teus odiadores, que te perseguiram.
(DT 30:8) - Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do SENHOR; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno.
(DT 30:9) - E o SENHOR teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o SENHOR tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,
(DT 30:10) - Quando deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.

Em Ez 37:24-25, o REINO MILENAR DO MESSIAS é profetizado. Leiamos:

(EZ 37:24) - E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão.
(EZ 37:25) - E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.

E nos versos 26 a 28, os NOVOS CÉUS, A NOVA TERRA E A VINDA DA NOVA JERUSALÉM são profetizados:

(EZ 37:26) - E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.
(EZ 37:27) - E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
(EZ 37:28) - E os gentios saberão que eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.

João, o Apóstolo também vislumbrou esse momento (Ap 21:1-3):

(AP 21:1) - E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
(AP 21:2) - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
(AP 21:3) - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

QUE JESUS VOLTE EM BREVE PARA NÓS!

LASHANÁ HABAÁ BIRUSHALÁIM HABENUIÁ!
(NO ANO QUE VEM EM JERUSALÉM RECONSTRUÍDA!)

PARABÉNS ISRAEL, POR SEUS 62 ANOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário