Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Para que os credos se temos a Bíblia?

"(...) O dr. A. A. Hodge (1823-1886) apresenta relevante observação:

Todos os que estudam a Bíblia fazem isso necessariamente no próprio processo de compreender e coordenar seu ensino; e pela linguagem de que os sérios estudantes da Bíblia se servem em suas orações e outros atos de culto, e na sua ordinária conversação religiosa, todos tornam manifesto que, de um ou outro modo, acharam nas Escrituras um sistema de fé tão completo como no caso de cada um deles lhe foi possível. Se os homens recusarem o auxílio oferecido pelas exposições de doutrinas elaboradas e definidas vagorosamente pela Igreja, cada um terá de elaborar o próprio credo, sem auxílio e confiando apenas na sua sabedoria. A questão real entre a Igreja e os 
impugnadores de credos humanos não é, como eles muitas vezes dizem, uma questão entre a Palavra de Deus e os credos dos homens, mas é questão entre a fé provada do corpo coletivo do povo de Deus e o juízo privado e a sabedoria não auxiliada do objetor individual*." 

 MAIA, Hermisten, Fundamentos da Teologia Reformada, Ed. Mundo Cristão, pgs. 20-21,  apud HODGE, A. A., Esboços de Theologia, p.99.

* ênfase acrescentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário